Partindo da premissa que a nossa disciplina nesse período é Estratégias de Comunicação Empresarial, cremos que seja de senso comum de que o Mundo, de forma comercial e, principalmente, sob o angulo tecnológico teve um avanço indelével e que abriu suas fronteiras – do comercial – para ser um avanço sociopolítico financeiro e tecnológico.
Colocamos o sócio / Parceiro como ponto nevrálgico, pois é nesse aspecto que o ser humano está totalmente inserido, como mais uma ferramenta, totalmente vinculado nesses avanços, pois a comunicação empresarial entra no nosso dia-a-dia, pelo viés desse desenvolvimento tecnológico da informação e da comunicação.
Ou seja, a cada vez mais as Empresas percebem o “poder” das Redes Sociais, das facilidades que o meio virtual traz para a difusão seja da comunicação (comunicação aqui enquanto veículo de propaganda / venda e de simples troca interpessoal), ou do conhecimento e, passam a utilizá-las como fonte de informação, de Inteligência Competitiva, de Business Intelligence ou mesmo como gestão do conhecimento.
A revolução tecnológica passa a ser cada vez mais importante para a vida das pessoas, é um canal com o resto do mundo.
É quase impossível imaginar alguém, nos tempos modernos, que não necessite do computador...
O que está acontecendo é uma revolução. Os jovens de hoje estarão criando novas formas de viver.:
- Criaram uma Comunidade diferente e para essa Comunidade volátil é que se fazem necessárias Estratégias, personalizadas, que consigam alcançá-los efetivamente.
Os grupos virtuais possuem a mesmas características dos grupos tradicionais, a diferença está na forma de se relacionar entre si, como trabalham em cima de um objetivo, trabalham além das paredes das empresas através da tecnologia da informação.
Portanto, não é mais necessário estar no mesmo ambiente com outras pessoas para discutir o mesmo assunto.
Com a quebra das barreiras geográficas, passamos a conviver com diferenças culturais, em relação aos costumes, localidades, idiomas, religiões e significados.
A Era da Informação leva-nos a vários processos como a necessidade de sempre inovar e criar condições mais práticas de trabalho. A compreensão da importância de cada participante, de se saber trabalhar em grupo, do fazer parte de Trabalhos Voluntarios e a independência que cada um terá na Rotina do seu trabalho tem fundamental importancia nos dias atuais.
Ser digital é usar a tecnologia como vantagem para a vida profissional e pessoal, é usar as informações adquiridas para criar novos negócios e entender que a internet muda os antigos conceitos da economia.
Os novos tempos exigem que estejamos sempre em renovação. As novidades apareceram cada vez mais e precisamos estar preparados para saber lidar com cada uma delas.
O FUTURO JÁ CHEGOU!
A mudança estará nas áreas de finanças (reinventará as regras do departamento financeiro), a área de vendas (mudando os velhos conceitos), a área de pessoal (como administrar pessoas que não vão ao escritório); imaginando os equipamentos diferentes que estará utilizando e os serviços disponíveis, assim poderá avaliar o quanto sua vida irá mudar, ou seja, o quanto à era da informação mudará os costumes, hábitos e comportamento das novas gerações.
Portanto, avaliar as alterações causadas na vida do ser humano, para que não seja prejudicado os princípios básicos como a ética e a dignidade.
Vivemos na Sociedade da Informação / Conhecimento:
Os pilares desta nova sociedade, que é fortalecida a cada dia, estão baseadas na TI e em valores intangíveis; ocorre há pouco mais de 15 anos, possui como principal agente de mudança a Empresa.
Constata-se que o Homem deixa de ser visto como Ser Humano e, passa a ser entendido como mais uma ferramenta nesse sistema, pois seu network é extremamente valioso no desenvolvimento dessas novas estratégias de Comunicação Empresarial eficiente.
ELABORADO POR:
•DENISE NASCIMENTO
•ELIZABETH RIBEIRO
• VANDER CASTRO
FONTE: http://estrategias-com-empresarial.blogspot.com/